ATENÇÃO. Após a entrada em vigor dos novos procedimentos de fiscalização de passageiros e bagagens (18/07/16), os aeroportos brasileiros registram longas filas e tem muita gente perdendo voo…
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou “o incômodo observado em alguns terminais” e pediu a compreensão dos passageiros “tendo em vista que a adoção desses procedimentos tem como único objetivo zelar pela segurança”.
O que há de novo? A agência recomenda que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência para qualquer voo nacional. Até então, as companhias aéreas pediam que os passageiros se apresentassem para o check-in com uma antecedência de pelo menos 1 hora para voos nacionais e 2 horas para voos internacionais.
Antes das novas regras começarem a valer, a Anac havia informado que seriam tomadas medidas para evitar possíveis filas, mas, na ocasião, não detalhou os procedimentos previstos.
Medida anunciada antes da Olimpíada não tem prazo para acabar. É isso aí, daqui há pouco vai dar na mesma viajar de avião que de ônibus, tendo em conta que cada vez temos que passar mais horas no aeroporto ;)
Aeroporto de Congonhas (Foto: Marco Ambrosio/Framephoto/Estadão Conteúdo)