Buenos Aires

A hospedagem de estrangeiros na Argentina ficará 21% mais barata. No passado dia 27/09/2016, o presidente argentino Mauricio Macri assinou a regulação que dá direito a devolução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA, o correspondente ao ICMS brasileiro) nas despesas com hotelaria. Essa regulamentação existia no país desde 2001, mas apenas para bens, não para hospedagem.

Para ter direito ao benefício, porém, será preciso um pagamento com cartão de débito ou crédito emitido fora do país. A emissora do cartão fica encarregada de concretizar a devolução.

Um dos objetivos da medida é desestimular o alojamento ilegal. Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia são países que já adotam sistemas parecidos.

A recente valorização do real aumentou o poder aquisitivo dos brasileiros na Argentina. O governo argentino pretende atrair 120 mil turistas a mais no primeiro ano de implantação da nova disposição. No primeiro semestre, o número de turistas estrangeiros que visitaram a Argentina registrou queda de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Veja o nosso programa de intercâmbio em Buenos Aires