Dólar, Peso ou Real, qual moeda devemos levar para a Argentina? Essa é uma pergunta bem frequente entre estudantes e turistas que viajam pra lá.

Dólar

Primeiramente é importante destacar que normalmente o dólar possui várias cotações diferentes nos países da America Latina. Existe a cotação oficial ( cotação imposta pelo governo argentino, que desvaloriza a moeda estrangeira) e a cotação paralela, o chamado dólar blue (encontrado nas ruas, no comércio, restaurantes e qualquer lugar onde você desejar comprar). O dólar é aceito na maioria dos estabelecimentos o problema disso é que cada comercio fará a cotação a um valor diferente, com um critério muito subjetivo, por isso não é o mais recomendável.

Real

Na Argentina é possível usar a nossa moeda em alguns comércios, o mais recomendável é não ir contando com isso porque nem todos os lugares aceitam. Em relação ao câmbio funciona igual que o dólar, existe um oficial e outro paralelo e por tanto muita subjetividade por parte dos comércios na hora de fazer o câmbio.

Cartão de Crédito

É uma ótima opção para não ter riscos de perder dinheiro ou de ser roubado, porém há a cobrança do IOF de 6,38% e em alguns países como na Argentina não adianta, por experiência propria posso dizer-lhes que em muitos lugares não aceitam o bendito do cartão!

Peso Argentino

A opção de levar pesos argentinos e pronto seria a mais simples, o problema é que nem todas as casas de câmbio possuem esta moeda aqui no Brasil. Porém continua sendo a opção mais segura, comprar pesos aqui e/ou lá, em casas de câmbio oficiais! Esta é sem dúvidas a forma de ter uma viagem mais tranquila sem preocupações de trocos errados, moedas falsas e de qual câmbio será aplicado em cada comércio ou táxi!

Muita atenção:

Em relação ao troco: muitos comércios aceitam reais e/ou dólar mas só dão câmbio em pesos argentinos. Calcule bem esse troco na hora de recebê-lo e principalmente tente gastar estes pesos por lá mesmo.

Em relação a cambistas de rua: muito cuidado! Além de tratar-se de um delito, na Argentina há uma grande circulação de notas falsas. Por tanto é melhor evitar comprar dinheiro nas ruas.

Atenção com furtos ao levar efetivo. Como em todos os países temos que ter cuidado com a questão do dinheiro, não deixem muito efetivo dando sopa por aí, nem no hotel! É sempre bom dar uma escondidinha para garantir.

Peso-dólar-real

Para informações sobre o Cartão pré pago recarregável ou Cartão VTM clique aqui.