Centros culturais são ótimas opções para quem quer gastar pouco na capital argentina

RIO – Buenos Aires é um ótimo destino para quem não quer gastar muito. Além de muitas opções de passeios a pé, tours gratuitos e restaurantes com preços convidativos, a cidade oferece ao turista uma série de museus, galerias de arte e centros culturais com entrada franca (sempre ou em algum dia na semana).

A seguir, listamos cinco dessas opções de atrações culturais gratuitas na cidade, que foi o destino mais procurado no site de buscas de passagens Kayak durante o feriadão que combinará os dias da República (15/11) e Consciência Negra (20/11).

Museu Casa Rosada

A famosa sede do governo argentino tem, na parte de trás de seu prédio, um espeço relativamente pouco conhecido dos turistas, mas que vale a visita. O museu, inaugurado em 2011, funciona no exato local que já abrigou dois importantes prédios históricos da cidade: a Aduana Taylor, construída entre 1855 e 1857, e o Forte Buenos Aires, uma das primeiras construções da região, do século XVI.

O museu ocupa a área que foi um pátio de manobra da antiga alfândega em frente ao Rio da Prata, que teve parte de sua arquitetura original preservada. O acervo é composto por peças que contam a história da Argentina após sua independência, em 1810, até os dias atuais. Há desde documentos a carros antigos usados por diversos presidentes. No centro do salão, coberto por um teto de vidro que permite a entrada de luz natural, a instalação “Exercício plástico”, do mexicano David Alfaro Siqueiros, chama a atenção.

Avenida Paseo Colón 100, Centro. De quarta a domingo, das 10h às 18h. Entrada franca. casarosada.gob.ar/la-casa-rosada/museo

Museu Nacional de Belas Artes

Fachada do Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires Foto: Buenos Aires Turismo / Divulgação
Fachada do Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires Foto: Buenos Aires Turismo / Divulgação

Pense num gênio da pintura e é grande a chance de um quadro dele estar neste museu, que tem entrada franca às terças-feiras, ou a partir das 18h45m de quarta a domingo. Instalado desde 1933 numa elegante construção no bairro da Recoleta, o museu exibe em suas salas e galerias obras de nomes como Diego Velázquez, Rubens, Goya, Picasso, Renoir, Rodin, Rembrandt, El Greco, Cézanne, Marc Chagall, Pollock, Kandinsky, Klee, Degas, Gauguin, além de artistas brasileiros, como Tarcila do Amaral e Portinari.

Mestres argentinos, logicamente, estão presentes no museu, que guarda a maior coleção de arte daquele país. É o lugar ideal para conhecer a obra de pintores como Antonio Berni, Carlos Alonso e Juan Carlos Castagnino. Há ainda salas dedicadas a fotografia e arte pré-colombiana, e dois jardins de esculturas.

Avenida del Libertador 1.473 , Recoleta. Aberto de terça a sexta, das 11h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 20h. Entrada franca às terças-feiras e a partir das 18h45m nos demais dias. Ingresso: 100 pesos argentinos. bellasartes.gob.ar

Museu da Imigração

Antigas camas viraram instalação artística no Museu da Imigração, em Buenos Aires Foto: Charly Ortega / Buenos Aires Turismo / Divulgação
Antigas camas viraram instalação artística no Museu da Imigração, em Buenos Aires Foto: Charly Ortega / Buenos Aires Turismo / Divulgação

As histórias dos imigrantes europeus, asiáticos e africanos que chegaram à Argentina no século XIX, e daqueles que continuam buscando uma vida melhor, vindos de vizinhos sul-americanos hoje em dia, estão representadas nesse museu que funciona no antigo Hotel de los Inmigrantes, primeira parada de quem chegava no país pelo Rio da Prata entre 1911 e 1953.

O acervo conta com livros de registros de milhares de pessoas que chegaram ao país nos séculos XIX e XX, além de exibir fotos, filmes e objetos ligados ao tema, como camas usadas pelos imigrantes, hoje transformadas em instalação artística. O mesmo prédio abriga também o Centro de Arte Contemporânea do Museu da Universidad Nacional de Tres de Febrero, uma das principais do país.

Avenida Antártida Argentina 1.355, Puerto Madero. Terça a domingo, das 12h às 20h. Entrada franca. untref.edu.ar/muntref/museo-de-la-inmigracion

Museu Quintela Martín

Galeria do Museo Benito Quintela Martín, em La Boca Foto: Buenos Aires Turismo / Divulgação
Galeria do Museo Benito Quintela Martín, em La Boca Foto: Buenos Aires Turismo / Divulgação

Quem visita o tradicional bairro de La Boca sempre coloca na programação uma passada pelo casario colorido do Caminito e um tour pelo Museo de la Pasión Boquense, no estádio do Boca Juniors. Mas, na próxima viagem, reserve um espaço para conhecer este centro cultural dedicado ao pintor argentino Benito Quinquela Martín, cuja obra é inspirada e inspirou o colorido deste bairro, onde ele nasceu.

O museu conta com a mais ampla coleção de óleos e aquarelas do artista, realizados entre 1922 y 1967, além de peças de outros autores argentinos, sobretudo da região de La Boca, desde o fim do século XIX. Um dos destaques do acervo são os bustos de proa, feitos por artesão anônimos, que têm tudo a ver com o histórico portuário da região.

Avenida Don Pedro de Mendoza 1.835, La Boca. De terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 11h15m às 18h. Entrada franca. buenosaires.gob.ar/museoquinquelamartin

Centro Cultural Recoleta

Exposição no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires Foto: ALDO SESSA / Buenos Aires Turismo/Divulgação
Exposição no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires Foto: ALDO SESSA / Buenos Aires Turismo/Divulgação

Endereço da vanguarda cultural portenha desde os anos 1980, quando foi inaugurado, o Centro Cultural Recoleta recebe exposições e intervenções de artistas plásticos da novíssima geração argentina. O curioso que tanta efervescência se dê em um edifício de 1732, um antigo convento dos monges recoletos, ordem religiosa que deu o nome ao bairro.

São ao todo 27 salas de exposição, sempre ocupadas por artistas contemporâneos, sempre com entrada gratuita. Há ainda um anfiteatro, um pequeno cinema e um auditório, onde acontecem recitais, apresentações teatrais e concertos musicais. O lugar também abriga cursos e oficinas voltados para as diversas expressões artísticas.

Calle Junín 1.930, Recoleta. Entrada franca. Programação e horários no site centroculturalrecoleta.org .

https://oglobo.globo.com/boa-viagem/conheca-cinco-museus-gratuitos-para-visitar-em-buenos-aires-