O que é

O Tratado de Schengen é um acordo entre países da Comunidade Europeia que estabelece determinadas exigências aos turistas de outros países. A exigência é a contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000 para as coberturas de assistência médica e repatriação funerária e sanitária, visando assegurar que o viajante terá possibilidade de arcar com eventuais custos que ocorram durante sua viagem.

Para que serve

O Tratado de Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países membros do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Mesmo sem esse controle nas fronteiras é necessário o porte de um documento legal de identificação para os cidadãos residentes nos países membros. No caso dos turistas de países que não são membros do tratado, o mesmo deverá portar o passaporte ou, em caso de longa permanência, o documento legal substitutivo, emitido pelas autoridades de imigração de um dos países membros.

Quais são os países integrantes

Os países integrantes do Tratado de Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suiça. Os países Liechtensten, Bulgária, Romênia e Chipe permanecem em fase de implementação.

 

Veja a diferença entre Seguro Viagem e Cartão de Assistência em Viagens.

 

Precisando de seguro viagem ou seguro de assistência em viagens? fale conosco!