A gente sabe que viajar para o exterior é especialmente difícil num momento como esse. Mas juntamente com as mais recentes atualizações e recomendações relacionadas ao COVID-19, nós queremos continuar a inspirar você através de conteúdos novos, assim, quando o mundo reabrir suas portas, você estará preparado.

A pandemia tem nos privado de realizar alguns sonhos e desejos: casamentos e lua de mel têm sido remarcados, aquela viagem prometida para as crianças teve que ficar para depois e a vontade de tirar um sabático ou de viver uma aventura diferente só aumentou. Ao invés de focarmos no que não rolou, que tal encararmos tudo isso como uma oportunidade para planejarmos um 2022 diferente? Para te inspirar a começar a planejar uma viagem dos sonhos com um ano de antecedência selecionamos 9 destinos e experiências incríveis, confira!

Viagens para quem gosta de comer bem

Se você, além de estar louco para viajar, está cansado das mesmas opções de delivery da sua cidade, aqui vão dois destinos gastronômicos que vão te ajudar a “tirar a barriga da miséria”!

Itália

Mesa em uma Cantina Italiana.
Cantina Italiana

Com 368 restaurantes premiados com estrela Michelin, a Itália é a nossa primeira sugestão para quem curte uma boa comida. Já pensou em provar uma das melhores pizzas do mundo em Nápoles? Ou então, conhecer as lindas paisagens da Toscana enquanto prova os melhores vinhos italianos? Dá até para planejar tudo isso em uma mesma viagem: a escolha é de acordo com o freguês!

Peru

Prato com peixe fresco, no Peru.
Peixe fresco, prato facilmente encontrado no Peru
Foto: Elaine Villatoro
 – Live More, Travel More

Não quer atravessar o continente? Sem problemas! Nosso vizinho também tem uma culinária maravilhosa que vai além do famoso ceviche e pisco sour. O Peru conta ainda com Machu Picchu, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, e com paisagens incríveis que vão desde o Lago Titicaca até as paisagens de neve da Cordilheira Branca.

Destinos para quem quer fazer um intercâmbio ou morar no exterior

Morar em outro país requer um planejamento de no mínimo um ano de antecedência, isso porque você precisa entender as regras para a entrada, ir atrás do visto adequado para seu objetivo, decidir onde morar, deixar uma procuração assinada para que alguém possa responder por você enquanto estiver fora do Brasil, e por aí vai. Mas para te inspirar a dar esse grande passo, destacamos dois destinos europeus!

Londres, Inglaterra

Londres - destino de intercâmbio em que é necessário planejar a viagem com um ano de antecedência
Big Ben e Ponte de Westminster em Londres

A capital da Inglaterra é uma escolha popular entre os que buscam aprender inglês, os que querem fazer algum curso profissionalizante ou simplesmente ter uma vivência no exterior. Além de oferecer excelentes escolas e universidades, Londres ainda faz com que a gente se sinta em um filme. Mas o mais legal fazer o intercâmbio lá é conhecer a cidade com os olhos de um morador e viver o dia a dia como um londrino.

Lisboa, Portugal

Vista de Lisboa em Portugal
Lisboa, uma das cidades favoritas entre os brasileiros que desejam morar em Portugal

Muitos brasileiros sonham em morar na Europa, e por conta do idioma, Portugal ganha destaque na busca. Com a segurança do país que foi considerado o terceiro mais seguro do mundo pelo Global Peace Index, a cidade de Lisboa oferece mais oportunidades de trabalho, uma infinidade de atrações, comidas deliciosas e, como se já não bastasse tudo isso, fica a curtas distâncias de praias lindas.

Lugares para viagens em família

Chegou a hora de juntar a família toda e passar alguns dias fora das mesmas quatro paredes, não é mesmo?! 

Parques da Disney

Parque da Disney - uma viagem para fazer com a família e planejar com um ano de antecedência
Disney Adventure Park, na Califórnia

Uma viagem para visitar algum dos parques da Disney certamente é a melhor opção para gastar a energia acumulada da criançada e despertar aquela criança interior que existe dentro da gente. Quando pensamos em ir para a Disney logo imaginamos Orlando (EUA), mas vale lembrar que a Disney tem parques em vários outros lugares como na Califórnia (EUA), Paris (França), Tóquio (Japão) e até em Hong Kong e Xangai (China).

Para começar a planejar sua viagem com um ano de antecedência, veja aqui quanto custa viajar para a Disney. Ah, e não se esqueça de levar em consideração que se for viajar durante as férias escolares os parques poderão estar lotados e os preços mais altos.

Aventuras inesquecíveis mundo afora

Estamos com sede de viver novas emoções e de se aventurar pelo mundo. Por isso, essas duas viagens são perfeitas para você planejar para 2022!

Copa mundial de futebol no Catar

Barcos e o skyline do Catar
Arranha-céus de Doha, no Catar

É no ano que vem que teremos esse evento tão aguardado pelos amantes do futebol. A Copa acontecerá no Catar, e se você quiser fazer desse sonho uma realidade, é importante que comece a se planejar agora.

Pesquise sobre as principais atrações do destino que você deseja conhecer e fique atento para não perder a oportunidade de garantir seus ingressos assim que as vendas se iniciarem. Confira aqui quanto custa viajar para a Copa no Catar!

Mergulho em Raja Ampat, Indonésia

Vista aérea de Raja Ampat na Indonésia, uma viagem de mergulho para planejar com um ano de antecedência
Vista aérea de Raja Ampat

Que tal aproveitar este ano para tirar sua certificação de mergulho de cilindro e planejar uma viagem para praticar o esporte em um dos melhores destinos de mergulho do mundo? Raja Ampat é um arquipélago na Indonésia que possui uma vida marinha deslumbrante. Só para você ter uma ideia, é o lar de 75% das espécies de corais do mundo. E o mais legal é que nesse destino existem diversas iniciativas de conservação, inclusive a pesca é proibida.

O motivo deste sonho requerer tanto planejamento é que além de não ser um destino barato, a logística para chegar no local é complexa. Primeiro é preciso chegar na Indonésia, na sequência ir para Sorong, pegar uma balsa para Waisai e então pegar um barco para sua hospedagem.

Uma dica que vai te ajudar na busca pelos melhores preços de passagem aérea para a Indonésia é criar alertas de preços aqui no Skyscanner. Dessa forma você será notificado sempre que uma super promoção surgir.

Ano sabático: planeje o seu com um ano de antecedência

Às vezes a gente precisa de um tempo pra se conhecer mais, sair da nossa rotina e cair no mundo para que o novo possa nos trazer muito aprendizado. Uma longa viagem requer planejamento, não só do roteiro em si, mas financeiro também.

Índia

Mulher na Índia durante um sabático, viagem que deve ser planejada com pelo menos um ano de antecedência
Elaine Villatoro durante um sabático na Índia
Foto: Marcela Moreira

Se você visa um ano sabático para desenvolvimento pessoal, nossa sugestão é que você passe uma temporada na Índia. Com uma cultura bem diferente da nossa, o país faz com que, de uma forma muito natural, tenhamos o que aprender a cada dia.

Lembre-se de pesquisar sobre a cultura de cada região que você for passar, pois elas podem ser bem diferentes umas das outras. Por exemplo, embora muitos acreditem que é proibido comer carne bovina em todo país, no sul da Índia, em Kerala, eles são malucos por carne.

Destinos para a de mel dos sonhos

O casamento e a lua de mel de muita gente acabou sendo adiado, mas quem sabe isso não tenha sido uma oportunidade para que você consiga ter mais tempo para planejar sua viagem e visitar seu destino dos sonhos?

Ilhas Maldivas

Praia da Ilha Dhigurah, nas Maldivas
Praia da Ilha Dhigurah nas Maldivas
Foto: Elaine Villatoro – Live More, Travel More

E por falar em destino dos sonhos, não poderíamos deixar as praias paradisíacas das Maldivas de fora, afinal somos lembrados de sua existência a todo momento por artistas que tiram férias por lá.

Mas, engana-se quem acredita que não há acomodações acessíveis nesse arquipélago conhecido pelos resorts de luxo com bangalôs sobre águas. Nas ilhas habitadas pelos povos nativos existem pousadas com diárias a partir de R$200 e os passeios para bancos de areia, snorkel e etc, costumam ser muito mais em conta.

Curtiu os destinos sugeridos? Não se esqueça de que, devido ao momento em que vivemos, é importante que você sempre cheque as restrições de viagem dos países que deseja visitar e que busque por voos flexíveis para ficar mais tranquilo caso os planos tenham que mudar.

As sensações boas que as viagens nos proporcionam já podem ser sentidas desde seu planejamento – que tal começar a planejar a sua viagem dos sonhos agora mesmo?

Perguntas frequentes sobre planejamento de viagem

Qual a antecedência ideal para planejar uma viagem internacional?

O ideal é planejar uma viagem internacional com pelo menos um ano de antecedência. Dessa maneira você terá tempo o suficiente para escolher o destino, atrações que deseja conhecer, tirar passaporte e visto, além de organizar as finanças e poder economizar ao fazer uma boa pesquisa de preços de passagens aéreas, hospedagens, etc.Como planejar uma viagem para Orlando?

Para começar você precisa definir a data da viagem, tirar o passaporte e o visto para os Estados Unidos. Na sequência, pesquise por passagem aérea, defina seu roteiro, hospedagem, adquira os ingressos dos parques, contrate um seguro viagem e, se necessário, alugue um carro.Por onde começar a planejar uma viagem?

A escolha do destino e data são os primeiros passos. Na sequência, é importante entender como chegar no local escolhido, verificar se há necessidade de passaporte, visto e vacinas, definir o roteiro, pensar na logística da viagem considerando o local das atrações e hospedagem, e fazer as reservas de passagens, aluguel de carro, seguro viagem. Em tempos de pandemia, é indispensável conferir as restrições de viagem para cada país, estado ou cidade que você for viajar.

Fonte: https://www.skyscanner.com.br/noticias/planejar-viagem-com-um-ano-de-antecedencia