Diogo – Curitiba

Superou as minhas expectativas a experiência de passar um mês na Espanha, em especial, em Alcalá de Henares, Madri. Creio que minhas primeiras grandes impressões foram o choque cultural – somos primos latinos, mas há muita coisa diferente -, as pequenas ruelas da cidade de Alcalá e os lindos prédios históricos.
A Espanha é um país que foi construído e reconstruído diversas vezes pelos mais diferentes povos da história da humanidade: visigodos, muçulmanos, romanos e vários reinos medievais já puseram seus pés naquelas terras… E estar diante da História é fascinante!
A cultura, lá, é bem diversificada. E isso fica ainda mais latente nas brilhantes aulas de Espanhol que são ministradas na Universidad de Alcalá de Henares. É interessantíssimo dividir sua classe com chineses, japoneses, alemães, norte-americanos, suecos, russos…
O melhor de tudo foi perceber, quando voltei ao Brasil, a evolução do meu Espanhol. Fiquei impressionado com a melhora da fala, da audição e da escrita. E a gente volta com o saudoso costume de falar “¡vale!” em qualquer frase que se diga.
Hoje colho os frutos dessa experiência e guardo as melhores lembranças.

Diogo Kastrup Richter
Madrid, julho de 2013.

Veja Mais…